22 de agosto de 2014

Servidores em greve fazem ato e seguem para a Secretaria de Finanças

 

Os servidores municipais que deflagraram greve esta semana, em Maceió, concentraram-se, nesta sexta-feira (22), na Praça Deodoro, para realizar mais um dia de mobilização. Eles sairão em caminhada pelo Centro da capital com destino à Secretaria de Finanças, onde farão um novo ato.

Na noite dessa quinta, o juiz da 14ª Vara Cível da Capital, José Gomes Lopes, concedeu liminar proibindo a realização de piquetes e manifestações dentro dos prédios públicos da capital, mas a categoria informou que ainda não foi comunicada oficialmente sobre a decisão.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Maceió, Sidney Lopes, desde que a greve geral foi deflagrada, não houve nenhum avanço com a Prefeitura de Maceió.

“Vamos sair em caminhada até a Secretaria de Finanças. Até agora não houve avanços na negociação e não fomos notificados sobre a decisão que proíbe os servidores de realizar manifestações em prédios públicos”, falou.

A greve atinge todas as categorias de servidores, com exceção dos professores da rede municipal.

Enquanto os trabalhadores continuam mobilizados, a Prefeitura de Maceió aguarda a decisão da Justiça a respeito da ilegalidade da greve. Uma ação já foi impetrada no Judiciário pela Procuradoria Geral do Município (PGM). A Prefeitura também afirma que existe uma mesa permanente de negociação, onde todas as insatisfações dos servidores são discutidas e avaliadas.

Reivindicações 

Os servidores do Município reivindicam, entre outras coisas, o cumprimento de acordo salarial, progressão por mérito conforme o artigo 20 da Lei 4.974 – de 32 de março de 2000 -, implantação de produtividade, folha do Sistema Único de Saúde (SUS), implantação do incentivo do Programa de Saúde da Família (PSF), piso nacional dos agentes de combate às endemias, cumprimento de acordo judicial, mudança de data de admissão no contracheque dos agentes, aplicação da Lei Delegada, além de um convênio com a Polícia Federal (PF) para legalização de porte de arma.

22 de agosto de 2014