29 de agosto de 2014

Sindicato discute reabertura das negociações do Plano Bresser com Eletrobras

O Sindicato dos Urbanitários, através da Comissão de Negociação do Plano Bresser, participou de reunião no dia 26 de agosto, na sede da Eletrobras Alagoas, com a presença do diretor de Gestão Luís Hiroshi, quando foi tratada da reabertura das negociações referentes ao referido Plano.

O Sindicato, através de sua Diretoria e da Comissão de Negociação, destacou a importância da atitude da ELETROBRAS –AL em querer prosseguir com as negociações referentes a esse processo, que já dura mais de vinte anos, reafirmando que se mantém sempre aberto à negociação e à conciliação.

No entretanto, a diretoria da Eletrobras Alagoas se limitou a apresentar a mesma proposta já rejeitada pela categoria, exatamente por não atender aos anseios da categoria.

Desta forma, o Sindicato estará enviando ofício a empresa, comunicando que uma proposta minimamente digna de discussão pela categoria, deveria levar em conta as seguintes questões:

– O valor da nova proposta deverá ser superior aos 80 milhões já apresentados, sendo a forma de divisão entre os/as substituídos/as seja proporcional.

– Deverá levar em consideração o direito de implantação do reajuste de 26,06% concedido pela sentença transitada em julgado e ratificada pelo Supremo Tribunal Federal.

– Deverá prever os honorários sindicais de 15% que foram concedidos pela referida sentença.

– Deverá prever os honorários advocatícios de 10%, estes referentes aos advogados contratados pelo Sindicato, que atuam nas Instâncias Superiores: TST e STF.

Diante destas questões, o Sindicato e a Comissão de Negociação propõem que a CEAL apresente uma proposta razoável e defensável perante os/as trabalhadores/as, tomando como base um percentual linear incidente sobre os respectivos créditos de cada um/a substituídos/as no processo, conforme os cálculos já homologados pela Justiça do Trabalho.

Assim, uma proposta global será mais plausível e possível para ser levada a uma Assembléia, pois todos/as os/as interessados/as estão dispostos/as a negociar em cima de uma proposta digna e justa.

O Sindicato espera a compreensão e o esforço da Diretoria da ELETROBRAS para que esse impasse, que já dura 25 anos, seja, finalmente, resolvido.

29 de agosto de 2014