24 de setembro de 2014

Anapar entrega reivindicações à candidata Dilma Rousseff

No último dia 15 de setembro a Anapar foi recebida pelo comitê da candidata à presidência Dilma Rousseff e entregou, aos seus representantes, as reivindicações e propostas aprovadas pelos delegados presentes ao XV Congresso Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão, realizado em Campinas, em abril deste ano, e contidas na “Carta de Campinas”, aprovada por unanimidade no Congresso. “Fomos lá cobrar compromisso da candidata com o fortalecimento da previdência complementar, com a democratização dos fundos de pensão e com o respeito aos direitos dos participantes”, aponta Cláudia Ricaldoni, presidenta da Anapar.

As reivindicações contidas na Carta de Campinas foram apresentadas aos representantes da candidata e contemplam as seguintes questões:

– Criar um espaço permanente de diálogo e debate entre representantes do Governo, dos participantes, dos fundos de pensão, dos patrocinadores e instituidores, com objetivo de propor formas de incentivo e fomento à previdência complementar.

– Aprofundar a democratização dos fundos de pensão, com garantias legais de gestão paritária nos fundos de pensão, com a eleição direta de metade dos dirigentes, estabilidade para os representantes dos trabalhadores e fim do voto de qualidade.

– Revisão normativa para melhorar a qualidade dos planos de previdência, garantindo padrões mínimos de benefícios e níveis adequados de contribuição adequados para a formação de reservas, bem como a preservação dos direitos acumulados e do contrato previdenciário.

– Criar tratamento tributário diferenciado para os fundos fechados de previdência complementar, seus participantes e patrocinadores e medidas reais de incentivo à poupança previdenciária de longo prazo.

– Reorientar a atuação dos órgãos reguladores e fiscalizadores, com objetivo de cumprir de fato seu objetivo constitucional de proteger os direitos dos participantes e preservar o contrato previdenciário.

Os representantes presentes à reunião se comprometeram em debater o assunto e agendar reunião com a equipe que está finalizando a elaboração do programa de governo da candidata Dilma Rousseff, por estarem convencidos da importância da previdência complementar para os participantes como forma de manutenção da qualidade de vida pós-aposentadoria. Também entendem que a poupança previdenciária é fundamental para a economia brasileira e que seus investimentos devem ser feitos com segurança, baixo risco e garantia de retorno adequado.

A Anapar solicitou reunião com os demais candidatos, mas ainda não teve resposta.

24 de setembro de 2014