25 de junho de 2015

Mobilização garante vitória na luta pela PLR/2014

Os/as trabalhadores/as da Eletrobras e CHESF Alagoas, aprovaram, em assembleia, a nova proposta apresentada pela Eletrobras para o pagamento da PLR 2014. Após um difícil e conturbado processo de negociação, a nova proposta apresentada pela Eletrobras contemplou as ressalvas feitas pelos/as trabalhadores/as ao longo do movimento, que incluiu paralisações de 24h, 72h e uma greve que durou 15 dias.
Conquistas importantes foram conseguidas, como o pagamento da PLR para todas as empresas do Sistema, a retirada do SGD da proposta, o retorno da folha referência de dezembro, a garantia de um período de transição de PLR futuras garantindo uma folha pelo resultado operacional de cada empresa e a constituição de uma comissão de negociação.
Em relação ao valor pago para a Eletrobras Distribuição Alagoas, foi garantida a distribuição de 1,11 folhas a ser paga em duas parcelas + o valor referente a um talão de auxílio alimentação, por trabalhador/a. A primeira parcela será paga até o dia 10/07, referente a 50% linear + o ticket e, a segunda parcela até o dia 15/09, referente aos 50% proporcional. Na CHESF, o valor já pago, foi de 1,29 folhas + o valor referente a um talão de auxílio alimentação, por trabalhador/a.
Sabemos que muitos desafios virão pela frente, mas temos a certeza de que os/as trabalhadores/as estão prontos/as para todos os desafios que se apresentarem.
O Sindicato parabeniza a categoria pela disposição de luta e por mais esta batalha vencida. No entanto, a luta não termina aqui. Ainda sobre PLR temos importantes pontos a tratar, como o conceito de lucro e o papel das empresas estatais.
Além disso, aproxima-se outra jornada, esta ainda mais árdua – as negociações do ACT 2015/16 Nacional e Especifico. É importante ressaltar, que a unidade dos/as trabalhadores/as foi fundamental para garantir mais esta vitória.

25 de junho de 2015