7 de agosto de 2015

Sindicato busca solução de problemas com a Diretoria da Eletrobras

O Sindicato realizou reuniões com a direção da Eletrobras Alagoas, nos dias 05 e 06 de agosto, visando buscar solução para várias reclamações da categoria, apresentadas no dia-a-dia das visitas do Sindicato aos locais de trabalho. Participaram das reuniões o presidente da Eletrobras Alagoas Vladimir de Abreu, Carlos Vaz, Coordenador de RH, Bernard Gouveia, superintendente de operação, Luiz Hiroshi Diretor de Gestão das Distribuidoras e Sergio Miranda assistente da Diretoria de Gestão.
Os pontos discutidos foram os seguintes:

Transferências de trabalhador/a lotados/as no interior do estado: O Sindicato defendeu que qualquer transferência de trabalhador/a seja realizada conforme diretrizes reguladas pelo ACT e Norma de Diretoria de Gestão, sem redução de benefícios. O Sindicato reafirmou que não concorda com nenhuma medida que prejudique os direitos da categoria.

Auxílio Educação – Graduação: O Sindicato reivindicou que os/as trabalhadores/as não tenham suspenso o auxílio educação, quando estiverem de benefício médico por doença ou acidente de trabalho. A empresa alegou que segue norma interna. O diretor Hiroshi se mostrou sensível a reivindicação do sindicato, afirmou que a norma existe para evitar distorções e fraudes, e que vai enviar proposta de continuidade do benefício enviada pelo sindicato para apreciação de diretoria da empresa.
A mesma reivindicação foi feita em relação a contribuição da patrocinadora para o participante da Faceal, quando este está de licença médica por doença ou acidente de trabalho. A empresa disse que segue diretrizes conforme regulamento previdenciário e do Plano CD da Faceal, no entanto, o diretor se mostrou sensível a reivindicação do sindicato que afirmou que também vai enviar proposta de continuidade deste benefício para apreciação de diretoria.

Plano de Saúde: A empresa informou que a tabela de percentuais de contribuição do plano de saúde trabalhador/empresa já foi realinhada ao reajuste implantado de 14,95%. O Sindicato solicitou que a empresa, a partir do próximo ano, inclua oficialmente a entidade na comissão de negociação do reajuste do plano de saúde. A diretoria da Eletrobras foi favorável a participação do sindicato e, que também concorda em buscar alternativas mais favoráveis para o benefício Plano de Saúde.

Informou ainda que foi firmado convênio com a Unimed da cidade de Paulo Afonso na Bahia, para atendimento dos beneficiários do plano que são lotados no distrito de Delmiro Gouveia. O Sindicato espera que a CASAL, que tem o mesmo problema, possa também, assim como a Eletrobras fez, garantir esse mesmo atendimento para seus/as trabalhadores/as na mesma localidade.

Dias descontados nas paralisações dos dias 30/03 e 15/04/2015: A empresa reconhece que o desconto foi indevido, por conta de acordo firmado nacionalmente e, compromete-se a devolver o valor descontado aos/as trabalhadores/as atingidos na folha do mês de agosto, que será paga em 01 de setembro/2015.

Mérito PCR: A empresa apresentou, através do Coordenador de RH, procedimentos de avaliação dos/as trabalhadores/as. Informou que o mérito só é aplicado para os/as elegíveis, ou seja, para aqueles/as que conseguem a nota mínima necessária, junto as metas alcançadas por cada setor da empresa. O sindicato questiona a falta de recursos para movimentar o Plano, já que mesmos esses elegíveis não estão sendo todos contemplados, pois a verba de distribuição para o PCR é de apenas 1% da folha. Reivindicamos que sejam destinados mais recursos para a movimentação do plano. Para os que receberam o mérito, será retroativo a janeiro de 2015.

Pontos de apoio para as equipes de plantão: O sindicato voltou a cobrar pontos de apoio para os/as trabalhadores/as que realizam plantão nos atendimentos no interior do estado. Mais uma vez a empresa se comprometeu a resolver o problema. Esperamos que desta vez o compromisso seja cumprido, pois os/as trabalhadores/as não podem ficar sofrendo indefinidamente com essa situação.

Pagamento das horas extras: Alguns trabalhadores/as do interior, estão reclamando que a empresa vem pagando o valor das horas extras de 50% para qualquer dia da semana. Essa prática fere o ACT, pois pagamento de horas extras em finais de semana e feriados deve ser de 100%. A empresa se compromete a revisar tabelas de horas extras pagas e corrigir as distorções.

Atendentes Comerciais: Os atendentes comerciais estão recebendo grande sobrecarga de trabalho, devido a falta de pessoal para este setor. Um mesmo atendente está tendo que se deslocar para várias cidades, para poder atender a demanda de cada município. A empresa informou que está concluindo relatório de necessidades de contratação de trabalhadores/as para a função e, que vai apresentar na próxima reunião do conselho de administração da holding.

Convênio com o INSS: Foi afirmado pela empresa que o convênio foi reestabelecido e que algumas deficiências em seu funcionamento deve-se à greve dos servidores do INSS. Manteremos contato com o setor de saúde da empresa para averiguar a informação.

7 de agosto de 2015