28 de dezembro de 2015

Grande mobilização dos/as trabalhadores/as garante vitória e Eletrobras suspende discussão sobre privatização das Distribuidoras

Os/as trabalhadores/as da Eletrobras Distribuição Alagoas obtiveram uma importante vitória nesta segunda-feira, dia 28 dezembro, quando conseguiram que fosse retirada de pauta a autorização para venda do controle acionário das Distribuidoras do Sistema Eletrobras, da reunião dos acionistas da empresa, que ocorreu em Brasília. Os/as trabalhadores/as realizaram atos em todas as Distribuidoras da Eletrobras do país. Em Alagoas o ato ocorreu em frente ao prédio sede da empresa na Av. Fernandes Lima.

Isso só foi conseguido devido a grande mobilização da categoria, que paralisou todas as atividades destas empresas neste dia 28/12, enquanto era realizado um ato no local da reunião dos acionistas em Brasília, além das negociações no âmbito político, através de deputados e senadores que são contra a privatização destas empresas.

No entanto, a retirada da discussão sobre a venda das Distribuidoras é temporária, até que ocorra a próxima reunião dos acionistas, sem data prevista. Da mesma forma, foram também suspensas as discussões referentes à renovação das concessões e aumento de capital. Em relação a CELG, empresa de energia de Goiás, infelizmente foi deliberado pela sua venda, como também foi autorizada a renovação de sua concessão.

Para que houvesse o adiamento da discussão sobre o tema, após a grande pressão dos/as trabalhadores/as, o governo editou uma Medida Provisória – MP altera o texto do § 2º da Lei 12.783, que dispõe sobre as concessões. Pela medida, o prazo para renovação das concessões passa a ser de 210 dias, ou sete meses, tempo que a categoria terá para trabalhar de forma a retirar de forma definitiva essa intenção de privatização das distribuidoras.

Após essa conquista parcial, já que essa MP não muda em nada o desejo do governo de privatizar as empresas, o momento agora é de manter a mobilização e buscar novas estratégias, visando forçar a retirada em definitivo desse projeto privatista dos planos do governo federal.

28 de dezembro de 2015