16 de agosto de 2016

Urbanitários discutem privatização das Distribuidoras da Eletrobras com o presidente do senado

A Intersindical de Distribuição, que representa os dirigentes sindicais de distribuidoras de WhatsApp Image 2016-08-10 at 8.46.09 PM (1)energia elétrica da Eletrobras, acompanhados do deputado Paulão (PT-AL) e do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediram ao presidente do Senado, Renan Calheiros, em audiência realizada no dia 10 de agosto, que ajude a barrar a decisão do governo de privatizar as distribuidoras. A audiência foi garantida após contato dos Urbanitários de Alagoas com o Deputado Paulão, que agendou a reunião com o senador alagoano Renan Calheiros.

Os sindicalistas mostraram ao presidente do senado que esse processo leva o país a uma insegurança jurídica e social. O deputado Paulão perguntou qual a saída que haverá para os trabalhadores e suas famílias. No caso de Alagoas, em torno de 1.200 empregados ficam sem perspectiva. Paulão questionou também se haveria interesse do capital privado de entrar em regiões com “maiores problemas sociais” sem o suporte de uma empresa pública.

O presidente do Senado propôs o “aprofundamento do debate” e pediu que Paulão e Randolfe sejam interlocutores do grupo no Congresso. O senador Hélio José (PMDB-DF), presidente da comissão mista que analisa a MP 735/2016, participou da reunião e adiantou que fará audiências públicas com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, com o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Donizeti Rufino, e com representantes das entidades de classe.

A Intersindical de Distribuição, também discutiu estratégias de mídia, articulações políticas em cada estado e ações jurídicas. Uma nova reunião foi marcada para o dia 29/08 com apresentações de resultados dos encaminhamentos propostos.

16 de agosto de 2016