9 de novembro de 2016

Trabalhadores/a da CEAL aprovam campanha contra privatização

Os/a trabalhadores/a da Eletrobras Distribuição Alagoas participaram de uma importante assembleia deliberativa, no dia 08 de novembro, onde a categoria aprovou, por unanimidade, a realização de uma campanha contra a privatização, que inclui uma campanha de mídia e a contratação de assessoria jurídica especializada. Foi aprovada ainda a participação da categoria na Greve Geral, no dia 11 de novembro, contra o desmonte do patrimônio nacional, contra a PEC 241/55 e a retirada de direitos trabalhistas.

O Sindicato convoca toda a categoria para participar desta paralisação nacional, que ocorrerá nesta sexta-feira dia 11/11. Em Maceió a concentração será a partir das 9 horas da manhã na praça do Sinimbú no Centro. O momento é grave. Além do propósito do governo ilegítimo de Temer em privatizar as Distribuidoras da Eletrobras, os/a trabalhadores/a vivem outras graves ameaças como: a PEC 241, o PL 257, a Reforma da Previdência, a MP do Ensino Médio, a terceirização, a prevalência do negociado sobre o legislado e a flexibilização do contrato de trabalho, além da entrega do Pré-Sal ao capital internacional.

Em relação a campanha de mídia, foi aprovada a criação e veiculação de uma campanha na TV aberta. Como todos sabem isso custa caro. Para se ter uma ideia, uma única veiculação de um comercial de 30 segundos no horário do jornal nacional custa em torno de R$ 5 mil. É preciso veicular durante um bom tempo, para que haja um retorno da sociedade.

Foi aprovada ainda a contratação do escritório jurídico do Dr Richard Manso, que terá a função de questionar a perda das concessões pelo Estado de Alagoas. É preciso saber a quem interessa retirar a concessão de uma empresa que já tem uma história em nosso estado, transformando-nos em meros prestadores de serviços. Também caberá a ele acionar a justiça visando questionar o processo de federalização, com base na ação popular movida por ele anos atrás.

Neste sentido, foi aprovado um desconto especial de 1% do salário base durante cinco meses, visando garantir os recursos necessários para estas duas ações. O Sindicato irá patrocinar uma outra ação, juntamente com os sindicatos dos trabalhadores das demais distribuidoras, através da contratação de um escritório em Brasília, que atacará a PEC 735, criada para dar arcabouço jurídico e facilitar as privatizações do setor elétrico.

Mesmo observada a autonomia e soberania da assembleia, o Sindicato está garantindo ao/s que se opuser/em ao referido desconto manifestar, por escrito, ao Sindicato até o dia 31/12/2016.

O momento é decisivo.

Não se omita. Junte-se a nós neste grave momento!

Essa luta é de todos/a!

9 de novembro de 2016