28 de novembro de 2011

Dirceu: ‘A presidente é Dilma, mas Lula é nosso líder’

O ex-ministro e deputado federal cassado José Dirceu concedeu uma entrevista ao jornal espanhol “El País” em que diz que a demissão de cinco ministros por acusações de corrupção não significam que o governo seja corrupto e afirma que Dilma Rousseff é a presidente, mas Luiz Inácio Lula da Silva é o “líder” do projeto de poder do PT.

Depois de Dirceu mencionar Lula três vezes numa resposta sobre política externa brasileira, o repórter comenta: “Lula já não é mais presidente”.

E Dirceu responde: “É Dilma. Mas continua o projeto político do PT, que é um projeto de Lula. Definitivamente Lula é nosso líder, não é? A presidente é Dilma, mas Lula é o nosso líder”.

Ele afirmou que o ex-presidente deixou o cargo com 85% de aprovação, mas hoje “teria por volta de 95%”.

Às questões sobre a queda em série de ministros, Dirceu afirma que não significa “que haja corrupção da presidente ou do PT”. “Nem sequer que os ministros que saíram sejam corruptos.” “Dilma se viu obrigada, contra sua vontade, a prescindir de seus ministros”, diz Dirceu, para quem “é um erro avaliar o governo Dilma pela queda de ministros”.

“Antes de Lula a Polícia Federal jamais combateu a corrupção”, diz Dirceu, que é réu no processo do mensalão. “E agora a oposição vem dizer que Lula montou um sistema de corrupção. A Justiça tem de provar as acusações.”

Para o ex-ministro de Lula os problemas do Brasil são o financiamento privado de campanhas e os cargos de livre nomeação –em relação aos quais ele diz que o PT votou contra na Constituinte, a despeito de hoje ocupar vários desses postos.

Fonte: Folha.com

28 de novembro de 2011