Lula começa segunda etapa da quimioterapia para tratamento do câncer na laringe

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa hoje (21) a segunda etapa da quimioterapia para tratamento de um câncer na laringe. Ele chegou por volta das 8h30 ao Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, e não conversou com os jornalistas. A doença foi diagnosticada no último dia 29 de outubro.

A primeira sessão de quimioterapia ocorreu no dia 1º de novembro. O ex-presidente deve passar ainda por mais duas sessões de quimioterapia até o fim do ano e por uma sessão de radioterapia no início de 2012.

Segundo a equipe médica, ele será submetido à mesma medicação usada há 21 dias.

Na primeira sessão, Lula teve implantado um cateter, por onde foram injetados três medicamentos. Nos cinco dias seguintes, uma bolsa injetou lentamente no corpo do ex-presidente outro remédio.

Lula tem um tumor de agressividade média. O tratamento vai até fevereiro.

Na última semana, antecipando-se aos efeitos dos medicamentos, ele teve a barba e o cabelo raspados pela mulher, Marisa Letícia.

Segundo a equipe médica, Lula reagiu bem à primeira sessão de químio e pode ser liberado ainda hoje. Mas, caso seja necessário, ele pode passar a noite no hospital e receber alta amanhã.

Fonte: Agência Brasil e Folha.com