26 de julho de 2012

Metade das ligações em Maceió tem ‘gato’, diz Eletrobras

Após operação de combate a furtos de eletricidade, a Eletrobras Distribuição Alagoas constatou que metade das ligações elétricas da região metropolitana de Maceió apresenta desvios de energia. Segundo o assistente da diretoria comercial da Eletrobras, Almir Pereira, que concedeu entrevista para o jornal Pajuçara Manhã, da TV Pajuçara, as irregularidades foram encontradas em residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e até em prédios públicos.

De acordo com o representante da distribuidora, as fraudes eram feitas com a instalação de desvios, popularmente conhecido como “gatos”, nos medidores de consumo dos locais. “Atualmente, a cada dez inspeções em casas, pousadas, motéis, mansões e outras edificações da região metropolitana de Maceió, constatamos irregularidades em cinco. São cerca de 300 mil unidades sem a medição correta”, afirmou Almir Pereira.

Segundo a Eletrobras, os furtos de energia geram um prejuízo de aproximadamente R$ 140 milhões, o que prejudica os investimentos na qualidade da rede de distribuição e encarece a tarifa cobrada ao consumidor.

“Devido às perdas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) repassa na tarifa parte desse prejuízo, e o consumidor que não pratica nenhuma irregularidade acaba sendo prejudicado”, disse Pereira.

Na constatação do desvio de eletricidade, a Eletrobras realiza a autuação do consumidor e a cobrança do consumo real até o período em que foi identificado o início da irregularidade.

Nas grandes quantidades de energia furtada ou na constatação de que o furto foi feito por um órgão público, a empresa encaminha os casos às autoridades competentes – Ministério Público e Justiça –, para que respondam a processo criminal, conforme prevê o Código Penal.

26 de julho de 2012