1 de agosto de 2012

Polícia prende falsos funcionários da Eletrobras Alagoas

A polícia segue investigando a dupla de estelionatários que foi presa na manhã desta terça-feira, 31 de julho, no município de Piaçabuçu. O trabalho desenvolvido em parceira da Polícia Militar com a Polícia Civil tem resultado na descoberta de fatos importantes como o da aplicação do golpe dos falsos funcionários da Eletrobrás também em residências da cidade de Penedo.

Os acusados pelo estelionato foram identificados como Walmar Lopes de Malta, 52 anos de idade, e Clébson da Silva, 34 anos. De acordo com as informações policias, Walmar Lopes é funcionário aposentado da estatal, e por esse motivo sabia como enganar as vítimas, sem que elas desconfiassem. Um outro elemento suspeito de participar do golpe está sendo procurado pela polícia.

Ainda segundo as informações policiais, a dupla chegava à casa das vítimas com a desculpa de que fariam uma vistoria na parte elétrica do imóvel. Após um curto espaço de tempo, eles informavam que tinham encontrado supostas irregularidades na rede elétrica das residências, conseguindo com isso extorquir dinheiro das famílias, sendo na maioria dos casos, pessoas humildes do município.

Os elementos foram ouvidos pelo delegado Rubem Natário, titular da Delegacia Regional de Penedo, e autuados em flagrante pelo crime de estelionato. A pena para quem comete este tipo de crime pode chegar até 5 anos de reclusão e multa.

A Eletrobrás Distribuição Alagoas emitiu uma nota oficial no final da tarde desta terça-feira, 31, a fim de evitar que outros consumidores do serviço energético oferecido pela empresa caiam em golpes como o que estava sendo aplicado em cidades da região do Baixo São Francisco.

Confira a nota

A Eletrobras Distribuição Alagoas reforça aos consumidores que está com equipes de fiscalização para combater furto de energia em todos os municípios do Estado. Os técnicos que exercem as atividades, a serviço da distribuidora, trabalham uniformizados, devidamente identificados, só andam em veículos sinalizados com a marca da empresa e em nenhuma hipótese devem receber dinheiro por qualquer que seja o serviço executado.

As orientações da empresa estão sendo repassadas para evitar que os clientes sejam lesados por falsários que tentam se passar por prestadores de serviço da Eletrobras. Um caso como esse foi registrado na região do Baixo São Francisco, em que dois homens se vestiram com indumentárias da empresa para extorquir os consumidores. Apesar de estarem com o fardamento da empresa, os golpistas utilizavam um veículo sem a identificação da distribuidora, o que não é comum. Além disso, eles forjavam a existência de fraudes nas unidades consumidoras e pediam propina aos clientes para resolver o problema, sem que a empresa soubesse das tais irregularidades.

A dupla foi presa na manhã desta terça-feira, em Piaçabuçu, quando tentava aplicar o golpe em mais uma vitima. Com eles, a Polícia Militar encontrou quatro medidores, 26 selos para medidores e formulários de inspeção e autuação em casos de desvios de energia. Os documentos estavam com o timbre da distribuidora e números seqüenciais para o controle interno. Todo o material é de uso exclusivo da Eletrobras.

A Polícia Militar rendeu os dois homens e os levou para a delegacia de Penedo, onde prestaram depoimento e foram autuados por estelionato. Ao longo das investigações, os criminosos poderão responder por formação de quadrilha, caso fique comprovada a participação de mais de três pessoas envolvidas e furto de energia, se for constatado que os supostos eletricistas também adulteraram medidores ou realizaram desvios de energia nas unidades visitadas por eles.

A Eletrobras também irá instaurar um processo de investigação interna, para averiguar como os materiais encontrados com os falsários saíram da empresa. A Eletrobras reforça ainda, que para confirmar se estão recebendo atendimento de equipes autorizadas pela empresa, os clientes podem ligar para o telefone 0800.082.0196 e confirmar a informação.

1 de agosto de 2012