9 de novembro de 2012

Exportadores brasileiros cobram governo por negociações com Argentina

Os exportadores brasileiros estão frustrados com a maneira como o governo vem conduzindo as negociações para reduzir as barreiras não tarifárias impostas pela Argentina às importações. A demora em conquistar avanços é quase a mesma enfrentada pelas empresas para obter as polêmicas Declarações Juradas de Antecipação de Importação (Djai) — uma das dificuldades para a entrada de produtos estrangeiros criadas em fevereiro deste ano pela presidente Cristina Kirchner.

“O Brasil tem procurado dialogar com a Argentina, mas a grande questão é que essa negociação só ocorre quando a situação está muito crítica. Ela atinge só o varejo, ou seja, caso a caso, e isso irrita os exportadores porque não se chega a uma solução para todos”, explicou o consultor Welber Barral.

Os exportadores de carne suína viram suas exportações despencar 40% em outubro e têm procurado equilibrar a situação aumentando as vendas no mercado interno e para a Ásia. Montadoras instaladas na Argentina estão com problemas nas linhas de produção devido ao atraso na entrega de peças do Brasil, e algumas tiveram que adiar o lançamento de novos modelos.

9 de novembro de 2012