8 de novembro de 2012

Servidores da educação entram em greve na terça

Servidores da rede estadual de educação decidiram paralisar as atividades em todas as escolas de Alagoas na próxima terça-feira (12). A greve, decidida em assembleia na tarde desta quarta-feira (7), no Clube Fênix Alagoana, quer pressionar o governo do Estado a enviar à Assembleia Legislativa Estadual (ALE) o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) de toda a categoria para aprovação.

“Vamos entrar em greve por causa da falta de iniciativa e vontade do governo do Estado, depois de tantas negociações e prazos não cumpridos”, afirmou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), Célia Capistrano.

A líder sindical disse que não interessa mais aos servidores que o PCCS seja apenas enviado à ALE, mas que seja aprovado pelos deputados e implantado o mais rápido possível.  “O que nos interessa agora é a aprovação”, avisou.

Além da aprovação imediata do PCCS unificado , os servidores reivindicam a garantia de pagamento do reajuste retroativo a maio de 2012 para o pessoal de apoio e administrativo, a vigência financeira do PCCS para o magistério (ativos e aposentados) e secretário escolar, definida para janeiro de 2013; e o pagamento das sobras do Fundeb sob forma de rateio para o magistério ativo, conforme a Lei do Fundeb, de 2007.

Os servidores, após a assembleia, realizaram um protesto em frente ao Palácio República dos Palmares.

Implantação parcial do PCCS

No final desta quarta-feira (7), o secretário de Estado da Educação, Adriano Soares, anunciou que o governo estará implantando o PCCS dos servidores administrativos e o rateio dos recursos do Fundeb para os professores em atividade.

A atitude desagradou ao Sinteal, que quer a implantação unificada do plano para todos os servidores. Uma vez que Secretaria Estadual de Educação (SEE) pretende continuar negociando a implantação do PCCS do magistério, que inclui os servidores inativos e aposentados, a greve está mantida até a próxima deliberação em assembleia.

A SEE informou que as datas e os valores da implantação do pagamento do rateio serão anunciados pelo secretário na próxima semana, após a conclusão de análise de impacto financeiro na folha de pagamentos da secretaria.

“No meu compromisso com os servidores, tenho que defender todas as categorias, o conjunto dos servidores, sejam administrativos ou professores ativos, inativos e aposentados, que deram uma grande contribuição para a educação de Alagoas”, disse o secretário, em comunicado. “No entanto, por conta das dificuldades financeiras do Estado, não teremos no momento como implantar o PCCS do magistério”, acrescentou.

8 de novembro de 2012