14 de março de 2018

Assembleia histórica aprova proposta para o Plano Bresser da CEAL

Informes & notícias sobre um processo que diz respeito a 1609 famílias de trabalhadores da CEAL e tramita desde 1989.

 

Uma publicação conjunta do SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DE ALAGOAS e da ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS DA CEAL

 

PARA A HISTÓRIA

Quando em 1987, o economista Luiz Carlos BRESSER Pereira, então Ministro da Fazenda do Governo Sarney, concebeu, em junho de 1987, um pacote de medidas econômicas através dos Decretos-Lei nº 2335/87, nº 2336/87 e nº 2337/87, que aumentou impostos e congelou salários, debitando – como de mau costume – na conta de quem trabalha o custo da aventura fracassada, não imaginou que 1609 famílias de trabalhadores e trabalhadoras da Companhia de Eletricidade da pequenina Alagoas resistiriam de maneira inarredável. E estariam selando, quase 31 anos depois (só o processo judicial tem mais de 29 anos), um pacto que deverá ser conhecido como o maior ACORDO TRABALHISTA DA HISTÓRIA DE ALAGOAS, um dos maiores do Brasil.

Foi mesmo histórica a Assembleia Deliberativa dos Substituídos de ontem, 12, que autorizou o Sindicato a celebrar o acordo. Desde antes das 8 oito horas da manhã começaram a se achegar os/as interessados/as. Às 8h o credenciamento começou.

O Sindicato e Associação dos Aposentados da CEAL montaram uma grande estrutura no Clube de Engenharia para informar os que comparecessem com extratos individuais e tudo o que fosse necessário informar/orientar/discutir. O imenso galpão ficou pequeno para centenas e centenas de trabalhadores/as da ativa, familiares de substituídos/as falecidos/as e, principalmente, aposentados e aposentadas.

Havia no ar uma energia diferente. A energia do consenso obtido na luta. Apesar de a proposta patronal que foi aprovada ter ficado um pouco abaixo de 20% do montante líquido atualizado, os R$ 270 milhões livres ofertados trouxeram um certo clima de vitória. Talvez não a vitória ideal, mas a vitória do possível. A energia do inconsciente coletivo ganhou uma consciência chamada consenso, sobrenome sabedoria.

A grande presença, a votação com amplíssima maioria (apenas 4 democráticos votos contrários), tonam a assembleia e sua deliberação inquestionável do ponto de vista jurídico e político.

Nas palavras de Nestor Powell, presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas, ao abrir a Assembleia: “nós não desistimos nunca (!)”. Que bom Nestor, Dafne, Sebastião, Amelinha e tantos e tantas outros e outras, que não desistimos. A conquista só procura mesmo aqueles que lutam e não desistem. Parabéns!

LUTA CONTRA A PRIVATIZAÇÃO.

Sempre soubemos que as duas lutas – pelo BRESSER e contra a PRIVATIZAÇÃO da CEAL – não seriam fáceis. Houve quem enxergasse contradição em tocar duas frentes de batalha aparentemente contraditórias. De fato, as aparentes grandes contradições também tem que ser administradas. Agora que uma luta, pelo BRESSER, tem o início do seu desfecho, é hora de continuar lutando com vigor, energia e determinação contra a malfada tentativa de vender a maior empresa de Alagoas e que pertence a nosso povo, sem consultar o dono. Agora são todos e todas CONTRA PRIVATIZAÇÃO!

PAGAMENTO DO BRESSER E HABILITAÇÃO DOS FAMILIARES DOS FALECIDOS.

Há algumas dúvidas acerca de como será o pagamento após a empresa ir depositando as 20 parcelas (entrada + 18 parcelas iguais + metade de uma parcela no final). Também os/as familiares de falecidos/as estão ansiosos/as para saber como se dará a habilitação, ou a renovação das habilitações. Todas essas informações o Sindicato irá obter e informar amplamente até a próxima semana. Por enquanto aconselhamos a não procurar o Sindicato para não se enfrentar transtornos de atendimento, pois ainda se está buscando e organizando as informações.

14 de março de 2018