7 de março de 2018

ASSEMBLEIA PLANO BRESSER

BRESSER ELÉTRICO Nº 23 08/03/2018

Informes & notícias sobre um processo que diz respeito a 1609 famílias de trabalhadores da CEAL e tramita desde 1989.

Uma publicação conjunta do SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DE ALAGOAS e da ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS DACEAL

“OU COSPE, OU ENGOLE”
A frase acima foi cunhada há muitos anos por um operário eletricitário da então CEAL, atual ELETROBRAS DISTRIBUIÇÃO ALAGOAS, diante de um impasse como o que estamos vivendo hoje. Naquela ocasião em que “Manoel do Sertão”, diante de uma assembleia decisiva, pronunciou essa “máxima”, estávamos sem mais margem para negociar, apenas restando aceitar a proposta patronal, ou recusá-la. Há nas palavras jocosas de um trabalhador humilde uma inteligência simples e direta.

Chegamos à ocasião em que, diante de nossos representantes e do Mediador, presidente do TRT/AL, a empresa apresentou uma proposta que representa cerca de 15% da dívida total bruta atualizada, afirmando ser essa a última oferta. O prazo assinalado para resposta se esgota na próxima terça-feira, 13, de tal maneira que temos selar o destino da pendenga jurídica de uma vez. É não é qualquer pendenga: significa decidir por aceitar os R$ 270 milhões de reais líquidos propostos (R$ 300 milhões, menos os honorários contratuais de 10%), ou prosseguir com a questão.

É, “Manoel do Sertão!” Chegou a hora de dizer sim, ou não, “ou cospe, ou engole”. Um SIM sinalizará positivamente para aquele que, talvez, seja o maior acordo trabalhista da história de ALAGOAS; já o NÃO, implicará seguir adiante com um dos mais longos processos do judiciário local.

ASSEMBLEIA NO CLUBE DE ENGENHARIA (CAIXA D’ÁGUA)

Será às 10h da próxima segunda, dia 12 de março, no CLUBE DE ENGENHARIA (Caixa d’Água), mesmo local do último encontro. Essa ASSEMBLEIA será diferente, pois terá um caráter deliberativo, sendo convocada, para tanto, na forma da lei e do Estatuto do Sindicato. Lembrando que o CLUBE DE ENGENHARIA fica defronte ao Mirante Santa Teresinha, local um pouco acima de onde está o Sindicato e AAPC.

CÁLCULOS E VALORES INDIVIDUAIS

Todos os trabalhadores terão acesso aos seus cálculos individuais, ou seja, quanto teria, ou terá direito caso seja aceita a proposta patronal. O Sindicato irá garantir isso na própria Assembleia. Tudo para que a decisão dos trabalhadores seja tomada com conhecimento de causa e dos números. Um detalhe é que esses cálculos estão sendo feitos pelo Sindicato e, ao mesmo tempo, pelos contadores do Juízo da 2ª Vara do Trabalho de Maceió, onde tramita o processo, permitindo a conferência da exatidão dos números individuais.

E ATENÇÃO QUEM ESTÁ DOENTE/DEBILITADO DE ALGUM MODO!

Muita gente deve vir à Assembleia; isso é necessário para que a decisão seja legítima jurídica e politicamente. Algumas pessoas pensam, contudo, que, se não for e assinar o livro, não recebe o crédito no caso de acordo de pagamento e isso não é verdade. Então, se conhecer alguém que pretende pôr em risco a saúde, ou mesmo a vida, para ir à Assembleia, desencoraje essa pessoa. Por via das dúvidas e, como essa questão tem uma carga emocional imensa, além de ser fato que há muitos idosos entre nós, o Sindicato irá garantir uma equipe de socorristas, com ambulância, no local.

7 de março de 2018