26 de abril de 2018

NOVIDADES PLANO BRESSER CEAL

BRESSER ELÉTRICO Nº 26 26/04/2018 /// Informes & notícias sobre um processo que diz respeito a 1609 famílias de trabalhadores da CEAL e tramita desde 1989. /// Uma publicação conjunta do SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DE ALAGOAS e da ASSOCIAÇÃO DOS APOSENTADOS DA CEAL

VOLTOU! Faltando apenas 2 dias úteis para que se vença o prazo de depósito da 1ª parcela do acordo de pagamento do chamado Plano Bresser, as entidades voltam a publicar o Boletim Bresser Elétrico. O informativo, durante os meses que antecederam o acordo, veiculou informes e notícias a respeito do processo trabalhista que mobilizou a atenção, o desejo de conquista e a capacidade de luta de trabalhadores e trabalhadoras eletricitários/as de Alagoas.

AOS VIVOS Hoje tivemos uma manhã de trabalho junto à Secretaria da 2ª Vara de Maceió (TRT/AL). Após alguns esclarecimentos e ajustes, chegou-se à previsão realista de que a primeira parcela deve demorar até 15 (quinze) dias para o trânsito da conta da Justiça para as contas individuais através da CAIXA. É um trabalho, parte automatizado, parte manual, e que precisa ser conferido e bem para que não ocorram falhas. Na 2ª Vara do Trabalho, umas das mais antigas, há um número de processos físicos elevado com questões coletivas que estão em fase de execução e pagamento nesta mesma época. /// CERCA DE 1170 informaram as contas para receber os créditos de modo mais cômodo. Estes já estão na Justiça. Subtraindo os falecidos, cerca de 350, ainda estariam faltando por volta de 80 trabalhadores vivos sem informar os dados bancários.

ÚLTIMA CHAMADA Até as 17h da próxima segunda, 30 de abril, o Sindicato ainda receberá as contas dos retardatários. Após isso, os pagamentos para quem não informou as contas será feito por alvará individual que deve demorar um pouco mais. Corra!

HABILITAÇÕES DOS FAMILIARES DE FALECIDOS Familiares de 229 falecidos já entregaram a documentação necessária para embasar os pedidos que habilitação aos créditos. Isso significa que foram atendidas cerca de 1000 pessoas, entres viúvas, ex-mulheres, filhos de mais de um ramo, netos, agregados e procuradores. A Associação dos Aposentados da CEAL, em parceria com o Sindicato, montou uma estrutura para informar, orientar e receber a documentação necessária. Gente de várias partes do país, mas principalmente da capital e do interior de Alagoas, foi atendida por telefone, e-mail, whatsApp e, principalmente, pessoalmente. O trabalho segue organizado, sendo tocado por uma equipe de dirigentes da Associação, funcionários da casa e duas colaboradoras contratadas especialmente para esse fim. O recebimento da papelada termina na próxima sexta, 04 de maio, de sorte que as petições com os pedidos de habilitação devem ser entregues à Justiça até o dia 09/05. A previsão é de que os créditos sejam liberados em até 90/120 dias.

26 de abril de 2018