76 anos de história: A eleição do primeiro trabalhador da categoria como Presidente do Sindicato

Dando início a série sobre os 76 anos de história do sindicato, iniciamos com a eleição do primeiro trabalhador da categoria como presidente

Em 1978, foi eleito o primeiro presidente do Sindicato dos Urbanitários de Alagoas após o período de intervenção militar dentro dos sindicatos, sendo este o primeiro trabalhador da categoria a assumir o cargo. A eleição de Pedro Luiz foi um marco na história do Sindicato dos Urbanitários, que até então, devido à intervenção militar, limitava-se a receber e repassar à categoria informação sobre a concessão de reajuste salarial a cada ano.

Foi na gestão de Pedro Luiz que a Companhia de Água e Saneamento do Estado de Alagoas (Casal) foi incorporada ao sindicato. Nacionalmente, o novo sindicalismo trazia uma onda de manifestações das classes populares, tendo como marco a criação da Central Única dos Trabalhadores. Ainda na gestão de Pedro, os Urbanitários de Alagoas impulsionaram a criação da CUT em Alagoas.

Desde então, o Sindicato dos Urbanitários segue na linha de frente na luta dos direitos trabalhistas! Vem com a gente conhecer mais da nossa história!

Não deixe de acompanhar nas nossas redes sociais e no nosso site

 

Fonte:  Urbanitários de Alagoas: uma história em construção (Maceió, 2010)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *