10 de março de 2020

Sindicatos se reúnem para criação da Intersindical Equatorial

No último dia 5 de março, os dirigentes Sindicais dos Urbanitários do Piauí, Maranhão e Alagoas estiveram reunidos em Teresina-PI, para iniciar os trabalhos de estruturação e criação da Instersindical Equatorial Energia. Estiveram presentes também: os presidentes da
CNU Paulo de Tarso, FRUNE Raimundo Lucena e o Coordenador do CNE Fernando Pereira.

Na abertura dos trabalhos, Amélia Fernandes, dirigente da Confederação Nacional dos Urbanitarios, fez um breve resgate da organização e experiência exitosa da Intersindical Distribuição, que envolvia seis Estados das Distribuidoras , quando da Eletrobrás.

Em seguida o presidente da CNU, Paulo de Tarso, relatou a experiência da Intersindical NeoEnergia como exemplo de estruturação e estudo de caso, que será usado como parâmetro na constituição da Intersindical.

O objetivo da nova entidade é unificar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Equatorial Energia nos estados Piauí, Alagoas, Pará e Maranhão. E será de extrema importância para fortalecer e ampliar a intervenção sindical nas ações de lutas em defesa dos trabalhadores e negociar conjuntamente os Acordos e itens mais relevantes da categoria

A Intersindical Equatorial Energia pretende ser uma ferramenta importante de organização da categoria, assegurando direitos e promovendo avanços nos Acordos Coletivos de Trabalho, além de criar uma unidade do movimento sindical nos estados representados, mesmo com as diferenças e especificidades de cada base. Os trabalhadores e trabalhadoras fazem parte do mesmo grupo e merecem ser tratados com igualdade de direitos, grupo este que comprou nossas empresas com superávit e uma fatura anual nas alturas, tendo lucros astronômicos.

Ao final da reunião e com a Intersindical constituída, foram tirados os seguintes encaminhamentos: elaborar estudo sobre o mapa da empresa em cada estado, com os benefícios conquistados e direitos assegurados comuns; planejamento de ações conjuntas e combate à precarização de mão de obra.

10 de março de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *