12 de fevereiro de 2021

VITÓRIA: Ataque contra a liberdade de organização é revertido

O Sindicato dos Urbanitários de Alagoas conseguiu uma importante vitória, ao garantir seu direito de organização e de liberdade sindical, que estavam sob ameaça por parte da diretoria da Companhia de Saneamento de Alagoas – CASAL. O Sindicato agradece às dezenas de entidades que apoiaram esta luta, aos parlamentares parceiros, Deputado Federal Paulão, Deputado Estadual Ronaldo Medeiros e ao Vereador por Maceió Valmir Gomes, além da direção da CASAL pela sensibilidade e sábia decisão.

Com essa decisão, os/as trabalhadores/as seguem com sua legítima representação e com o direito de se organizar garantido. Esse direito é previsto na Constituição Brasileira, que estabelece, em seu Art. 8º, o direito à livre associação profissional ou sindical, observado também ao Estado a proibição quanto à intervenção estatal em sua organização. A Convenção nº 87 da OIT – Organização Internacional do Trabalho – reforça o princípio da liberdade sindical, previsto em seu artigo 3º.

Durante esta luta, os Urbanitários de Alagoas receberam apoio da CUT Nacional, da Confederação Nacional dos Urbanitários – CNU, da Federação Nacional dos Urbanitários – FNU, da Internacional de Serviços Públicos – ISP e da Confederação dos Trabalhadores de Água, Saneamento e Meio Ambiente das Américas – Contáguas.

Além desses apoios, dezenas de entidades lançaram um “Manifesto” onde demonstraram sua indignação e descontentamento com relação aos atos antidemocráticos levados a efeito pela Direção da CASAL. As entidades, que representam milhares de alagoanos/as filiados/as, consideram a atitude uma verdadeira tentativa de desmonte do Sindicato dos Urbanitários, visando o enfraquecimento da representação dos/as trabalhadores/as, atingindo todo o movimento sindical brasileiro.

12 de fevereiro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *