17 de setembro de 2021

ACT CASAL: Paralisação é suspensa e as negociações continuam

Os/as trabalhadores/as da CASAL aprovaram a suspensão da paralisação da categoria, marcada para os dias 20 e 21 de setembro, após a empresa enviar nova contraproposta ao Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, dando continuidade às negociações do ACT.

A assembleia foi realizada no dia 17 de setembro, de forma virtual quando, por ampla maioria, os/as trabalhadores/as resolveram apostar na continuidade das negociações, suspendendo o movimento de paralisação, garantindo a manutenção do canal de diálogo com a empresa, visando se chegar a uma proposta que garanta um ACT digno.

A paralisação foi marcada após seis meses da entrega da pauta, quando a categoria verificou que a CASAL não estava cumprindo os prazos discutidos, não dando as respostas acordadas em mesa de negociação.

A empresa estava propondo uma pauta que retirava direitos e não recompõe o mínimo das perdas econômicas dos últimos anos.

Após três rodadas de negociação, em um momento onde a empresa negocia a venda dos Blocos B e C, a categoria está muito preocupada e angustiada com seu futuro, precisando urgente de uma proposta que garanta a manutenção de todo ACT, sem redução de conquistas, avanço nas cláusulas do plano de saúde, produtividade e auxílio alimentação e educação dos filhos.

A categoria também não aceita o ataque à legítima representação dos/as trabalhadores/as, tratando com intransigência cláusulas que afetam diretamente a luta da classe, insistindo na redução de dirigentes sindicais.

A empresa está com dinheiro em caixa, tendo anunciado superávit em suas contas e obteve autorização da ARSAL para realizar aumento de tarifa, a venda do bloco A região metropolitana para BRK resultou na expressa quantia de R$ 2 bilhões.

Não existe nenhum motivo para a CASAL não garantir ganho real em outras cláusulas, repondo perdas de anos anteriores.

Os/as trabalhadores/as estão mobilizados, prontos para a luta e, apostando que através do processo de diálogo se possa chegar a uma proposta que garanta os anseios de todos/as.

A luta continua!

17 de setembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *