11 de novembro de 2021

Em assembleias, trabalhadores e trabalhadoras da BRK aprovam ACT 2021/2022 com avanços e manutenção de conquistas!

Na manhã desta quinta-feira(11), o Sindicato dos Urbanitários de Alagoas realizou duas assembleias deliberativas sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2021/2022 para garantir maior participação dos funcionários e das funcionárias da BRK Ambiental. A primeira assembleia aconteceu na sede da empresa, no Shopping Cidade, logo, o segundo momento de decisão coletiva ocorreu no prédio do emissário submarino.

Com os as ajustes necessários feitos em mesa de negociação, já que o sindicato não abre mão de garantir avanços para a Classe Trabalhadora, o texto foi levado para a análise da categoria, que logo o aprovou. Vale ressaltar que o processo de negociação do ACT 2021/2022 foi ágil e transparente, onde a entidade sindical não encontrou dificuldades para desenvolver o diálogo, que foi norteado por bastante técnica, argumentos embasados e sobretudo muita vontade, tanto do sindicato quanto da empresa, em construir a proposta mais honesta possível nessa fase inicial da BRK Ambiental em terras alagoanas.

Com a adesão da representação sindical, além de mais segurança para a categoria, vem todo o conjunto de garantias que se conquistam de fato através do ACT, e entre os principais pontos do texto, estão:

  • O ajuste de 10% no auxílioalimentação;
  • Garantia de pegamento de insalubridade e periculosidade; 
  • A cláusula de combate ao assédio;
  • Pagamento dos salários até o último dia útil de cada mês;
  • Garantia do plano de saúde com a inclusão de todos e de todas que trabalham na BRK Ambiental junto de seus dependentes legais, onde o valor da coparticipação pago por cada trabalhador e cada trabalhadora se limitará a 30%  das consultas e 20% dos exames e terapias – sem limitador -;
  • Garantia do vale-transporte;
  • Participação nos lucros e resultados (PLR), a empresa irá apresentar a metodologia dentro do prazo de até 90 dias de assinado o ACT;
  • E reajuste salarial, sendo 4% (mais 3% sobre juros) retroativo aplicado na Folha de Pagamento de setembro de2021 e retroativo a maio de 2021, e 3%  aplicado na folha de Pagamento de janeiro de 2022 sem pagamento retroativo (sobre os salários praticados em 31 de dezembro de 2021), totalizando 7,12%.

 

Um destaque importante a ser feito é sobre a negociação do auxílio-creche, que, segundo a BRK, será discutido de forma mais qualificada em maio de 2022. A empresa declarou em mesa de negociação que mais avanços podem ser ofertados a depender de como a mesma se desenvolva economicamente, visto que sequer há uma base de referência de desempenho – dado o fato de que a BRK possui pouquíssimo tempo de atividade em Maceió e na sua zona metropolitana -.

O Sindicato dos Urbanitários de Alagoas segue confiante na máxima de que apenas a união da categoria pode nos garantir resistência em momentos desafiadores e avanços em tempos de benesses. Em tempo, a entidade sindical gostaria de saudar a BRK Ambiental pelo diálogo franco, honesto e transparente.

11 de novembro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *