CNE realiza planejamento visando luta em defesa da Eletrobras e da classe trabalhadora
Os Urbanitários de Alagoas participaram de reunião do Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, em Brasília, entre os dias 13 e 15 de janeiro, quando ocorreu a 5° Plenária Unificada de Planejamento 2022. A atividade teve como objetivo analisar a conjuntura política e econômica do país e do setor elétrico brasileiro para auxiliar na organização da categoria eletricitária no processo de luta em defesa da Eletrobras pública e dos direitos da classe trabalhadora.
Dirigentes sindicais de todas as regiões do país, representantes de centrais sindicais, parlamentares e especialistas do setor elétrico discutiram ainda sobre o processo eleitoral que acontece no mês de outubro, que deverá representar um novo projeto para o Brasil, e as consequências da pandemia para a classe trabalhadora e à política nacional. Temas como Acordo Coletivo de Trabalho, plano de saúde, Participação nos Lucros e Resultados também estiveram presentes nos debates.
Contribuíram com o debate o coordenador do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), José Silvestre, o presidente do Partido dos Trabalhadores – PT no Distrito Federal, Jacy Afonso, a doutora em Ciências Econômicas e diretora do Instituto Ilumina, Clarice Ferraz e a deputada federal Erika Kokay – PT/DF.
Na ocasião, o Coletivo Nacional realizou um balanço das três frentes de atuação na luta em defesa da Eletrobras pública: política, jurídica e comunicação. Com isso, os participantes definiram estratégias e ações para o próximo período e reforçaram que é preciso ter coragem e disposição para a construção de um processo coletivo de luta e organização.
- Anterior PT quer rediscutir reforma trabalhista brasileira, conforme foi feito na Espanha
- Próxima Sindicato pede medidas de proteção contra Covid-19