16 de janeiro de 2024

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES

PARA DIRETORIA EXECUTIVA, CONSELHO FISCAL, RESPECTIVOS

SUPLENTES E DIRETORES DE BASE DO

SINDICATO DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS NAS INDÚSTRIAS URBANAS NO ESTADO DE ALAGOAS

A Diretoria Executiva do SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS URBANAS NO ESTADO DE ALAGOAS, no uso de suas atribuições estatutárias e de conformidade com os art. 71 e seguintes, especialmente o art. 73 do Estatuto da entidade, comunica aos/as trabalhadores/as da base urbanitária de Alagoas, empregados/as da EQUATORIAL ALAGOAS DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S.A., CASAL –COMPANHIA DE SANEAMENTO DE ALAGOAS, CHESF –COMPANHIA HIDROELETRICA DO SÃO FRANCISCO, ALGÁS-GÁS DE ALAGOAS S.A, AGRESTE SANEAMENTO S.A, BRK AMBIENTAL – REGIÃO METROPOLITANA DE MACEIÓ S.A, ÁGUAS DO SERTÃO S.A, GRUNE ENERGIE DE ALAGOAS S.A, SANAMA-SANEAMENTO ALTA MACEIÓ S.A, VERDE AMBIENTAL ALAGOAS S.A, PARCERIA ENGENHARIA LTDA, SAAE – SERVIÇO  AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE CAJUEIRO,  SAAE – SERVIÇO  AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE PENEDO, DINAMO ENGENHARIA LTDA, CONTROL CONSTRUÇÕES S.A e MVL CONSTRUÇÕES LTDA, enfim, de todos/as os/as trabalhadores/as das empresas que atuam na base sindical respectiva, inclusive aposentados e desempregados com direito a voto, associados/as ao Sindicato em geral e em pleno gozo dos seus direitos, que serão realizadas ELEIÇÕES para composição da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, respectivos Suplentes e Diretores/as de Base, nos dias 20 (vinte) e 21 (vinte e um) de  fevereiro/2024, de acordo com seguintes regras:

I – O processo eleitoral será coordenado pela Comissão Eleitoral, eleita em Assembleia da categoria, realizada no dia 10 de janeiro de 2024.

II – O período/prazo para registro de chapas será de 17 (dezessete) de janeiro a 06 (seis) de fevereiro/2024.

III – A Secretaria do Sindicato funcionará no período destinado ao registro de chapas, no horário de 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, nos dias úteis na Sede do Sindicato, situada à Avenida Moreira e Silva, 54, Farol, Maceió, AL, com pessoa habilitada e à disposição dos interessados para fornecer informações e receber toda documentação necessária para participação no processo eleitoral.

IV – O período de campanha eleitoral será de 07 (sete) a 19 (dezenove) de

V – Os horários de votação serão os seguintes:

a) DIA 20/02: das 8h às 17h com urnas fixa e itinerantes no interior e Capital.

b) DIA 21/02: Das 8h às 17h com urnas fixas e itinerantes em Maceió e das 8h às 15h com urnas fixas e itinerantes no interior.

VI – Os locais de votação com urnas fixas e itinerantes deverão abranger o seguinte, observadas as regras que seguem:

a) CASAL/MACEIÓ: Edifício Sede, Prédio do GEMAN (Rua do Sossego. s/nº), e PRATAGY.

b) EQUATORIAL/MACEIÓ: Edifício Sede.

c) Urnas itinerantes em Maceió.

d) No INTERIOR haverá urnas fixas e itinerantes nos municípios dos arredores que formam a grande Maceió e Gerências de Rio Largo, São Miguel dos Campos, Penedo, Arapiraca, Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Palmeira dos Índios, Matriz de Camaragibe e União dos Palmares.

e) A Comissão Eleitoral definirá os locais/empresas com urnas fixas, além dos percursos das urnas itinerantes e dos limites de funcionamento dessas urnas, se no primeiro (20/02), ou no primeiro e segundo dia (21/02), conforme o caso.

VII – As eleições serão regidas pelo estatuto do Sindicato, por esse Edital e pelas resoluções da Comissão Eleitoral permitidas pelas normas estatutárias e editalícias.

VIII – Os candidatos deverão observar as regras deste Edital e do estatuto, muito especialmente os seguintes dispositivos:

Art. 74. Os/as candidatos/as serão registrados/as através das chapas que conterão os nomes de todos/as os/as concorrentes efetivos e, no mínimo, 80% (oitenta por cento) dos/as suplentes.

Art. 75. Não poderá se candidatar o/a associado/a que:

I – não tiver definitivamente aprovadas as suas contas do exercício anterior em cargos dos órgãos de deliberação, estruturação e administração sindical;

II – houver lesado o patrimônio de qualquer entidade sindical;

III – contar menos de 6 (seis) meses ou de 12 (doze) meses, no caso de readmissão, de inscrição no quadro social do Sindicato na data das eleições;

IV – não estiver no gozo dos direitos sociais;

V – não estiver em dia com as mensalidades sindicais;

VI – associados/as que estiverem enquadrados/as no art. 59 nas alíneas I, II, III  e  IV.

Art. 77. O requerimento de registro de chapas será dirigido à Comissão Eleitoral por escrito, assinado por qualquer dos/as candidatos/as que a integre e acompanhado dos seguintes documentos:

I – ficha de qualificação de cada um dos/as candidatos/as devidamente preenchida e assinada, conforme modelo fornecido pelo Sindicato;

II – cópia do último contracheque.

IX) Não havendo quórum, ou acontecendo empate entre chapas, ou diante da hipótese prevista no art. 115 do estatuto, novas eleições serão realizadas nos dias 06 (seis) e 07 (sete) de março/2024, só podendo participar as chapas que concorreram da primeira eleição.

Maceió, AL, 17 de janeiro de 2024.

Diretoria Executiva

16 de janeiro de 2024

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *